Fazer o Mundo Fazendo Vídeo

O projeto de formação de quarenta jovens do Cabo de Santo Agostinho está sendo realizado na Associação de Moradores da Praia de Gaibu desde agosto de 2014 e durará até agosto de 2016. A ideia é formar jovens como agentes de transformação positiva capacitando-os e assessorando-os na produção de material audiovisual que reflita sobre as principais problemáticas e potencialidades de sua realidade. O projeto objetiva desenvolver, através da qualificação profissional e do fomento a uma leitura crítica de mundo, a inserção social positiva da juventude do município - quiçá a fatia da população mais prejudicada pela problemática social decorrente do boom econômico do Território Estratégico de Suape.

A expectativa da equipe do Ação Darmata é que o desenvolvimento possa ser entendido como sendo um sintoma da ampliação das liberdades individuais e sociais dos indivíduos e grupos e da compreensão de que a realidade é interdependente e que somos todos co-responsáveis pelo mundo que nos cerca.

A formação proposta, contempla de um lado um Curso Básico de Audiovisual, que objetiva a qualificação profissional dos jovens para atuação no mercado de cinema e vídeo, e de outro um Curso de Cultura de Paz, voltado para o desenvolvimento de uma leitura crítica de mundo e a descoberta do potencial de transformação social de cada um, totalizando 192 horas para cada uma das duas turmas.

A metodologia a ser utilizada no projeto tem sido replicada e aperfeiçoada pelo Ação Darmata através de ações que fomentam e facilitam a construção de uma cultura de paz. A instituição entende a cultura de paz como um processo no qual nos vemos capazes de trazer benefício para nós mesmos, para os outros, para a sociedade e o meio-ambiente. Esta cultura pode ser fomentada e facilitada como processo de transformação individual através de etapas que envolvem necessariamente um coletivo. Os vínculos, a afetividade e a compreensão da interdependência são princípios que norteiam essa metodologia. 

Visite a página no Facebook e no Vimeo.