Parcerias

Os princípios norteadores do Ação Darmata - responsabilidade universal, liberadade natural, introspecção e estabelecimento de vínculos positivos - são diretamente inspirados nas ações do Instituto Caminho do Meio, organização sediada em Viamão, Região Metropolitana de Porto Alegre, que se baseia em princípios da visão tradicional budista para construção de uma cultura de paz. Através da articulação de psicólogos, juristas e educadores ligados ao Instituto Caminho do Meio a organização vem contribuindo com a comunidade do Jardim Castelo, uma ocupação urbana na cidade de Viamão estigmatizada pelo poder público municipal e pelos demais moradores da cidade como uma invasão. O ICM tem promovido ações pedagógicas contínuas na comunidade para gestão e tomada de decisões coletivas pelos moradores, que garantiram a regularização da terra e instalação de equipamentos sociais - Núcleo Comunitário, Casa da Sopa, Casa das Artes e Escola Pública de Educação Infantil.

http://institutocaminhodomeio.org.br/

 

Rede que atua no Coque desde 2006 e integra UFPE e atores locais da comunidade: Neimfa (Núcleo Educacional Irmãos Menores de Francisco de Assis) e MABI (Movimento Arrebentando Barreiras Invisíveis). O Coque Vive trouxe referenciais sobre a formação em comunicação, a importância de gerar vínculos e de aprender e trocar com a comunidade. Grande parte dos integrantes do Ação Darmata são oriundos dessa rede de ação.

https://www.facebook.com/RedeCoqueVive/

 

Núcleo de Educação e Espiritualidade do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPE

A importância de práticas contemplativas como a meditação também tem sido tanto instrumento metodológico quanto tema de estudo do grupo, principalmente através da aproximação da nossa organização do Núcleo de Educação e Espiritualidade da UFPE. Essa aproximação tem dado frutos acadêmicos e hoje alguns dos integrantes do grupo tem como objeto de suas dissertações de mestrado o tema da inserção das práticas contemplativas na educação formal e informal e a relação entre espiritualidade e ação social.

 

Associação de Moradores da Praia de Gaibu

Atua na comunidade local – praia de Gaibu, localizada no município do Cabo de Santo Agostinho - através do resgate das manifestações culturais tradicionais e da valorização do artesanato dos produtores da região, a partir da realização quinzenal das Feiras Culturais de Gaibu. É nosso principal parceiro na realização do projeto Fazer o Mundo Fazendo Vídeo (2014-2016).

https://www.facebook.com/ampgaibu/?fref=ts